Cozinhar pode até ser uma atividade relaxante e proveitosa, mas são raros os que querem ficar muito tempo cozinhando. Quem prepara alimentos com frequência está sempre em busca de novas formas de economizar tempo nesse processo, seja preparando uma receita mais prática ou adotando uma medida que possibilite o cozimento mais rápido.
Se isso é o que você procura, o segredo para otimizar o tempo na cozinha é utilizar de forma inteligente as funcionalidades do seu forno de embutir; não apenas as funções, mas o próprio calor gerado pelo forno quando você prepara algum prato ou receita. Entenda de que forma você pode fazer isso neste texto.
O que é calor residual?
Esse é um termo que muitos podem até não estar familiarizados, mas que já devem ter experimentado de alguma maneira ao assar algum alimento no forno. Sabe quando você desliga o forno e na hora de retirar o preparo vem aquele calorzão assim que você abre o aparelho? O calor residual é isso: é o calor produzido por uma máquina, sendo um subproduto do trabalho dela — que, no caso, é o forno.
Ou seja, o calor dentro do forno não existe apenas entre o momento que você acende o fogo e a hora que você o apaga. Ao desligar a chama, o calor contido naquele ambiente permanece ali, dissipando com o passar do tempo. Ao abrir o forno, esse calor se dissipa mais rapidamente, por meio da circulação de ar.
Então, como você pode aproveitar o calor residual no preparo dos seus pratos? A ideia do cozimento com consciência parte justamente do princípio de evitar desperdícios e utilizar de forma mais inteligente os recursos, como o gás de cozinha.
Por exemplo: em vez de deixar um bolo ou uma carne dentro do forno ligado por 30 minutos, considere desligar o forno no minuto 20 ou 25. Naturalmente, a temperatura irá cair ao longo do tempo, mas como essa queda será lenta se o forno for mantido fechado, esse calor continuará assando a sua receita, não prejudicando em nada o processo.
De que forma o forno pode ajudá-lo a diminuir o seu tempo na cozinha?
O forno é um aliado imprescindível para otimizar seu tempo na cozinha, economizando tempo no preparo das receitas, com a possibilidade de economizar tanto gás quanto energia elétrica. Para isso, vale a pena adotar alguns hábitos e dicas que ajudam a tirar o máximo proveito do forno.
O primeiro conselho é jamais deixar de preaquecer o forno. Sim, parece ser uma perda de tempo, mas isso é importante, pois independentemente se o forno for a gás ou elétrico, ele leva um tempo para atingir a temperatura desejada e distribuir o calor uniformemente em seu interior. Desse modo, procure ligá-lo em uma temperatura média alguns minutos antes de utilizá-lo, garantindo que seus alimentos fiquem mais crocantes ou suculentos ao final do preparo.
Inclusive, já pensou em assar certos alimentos em vez de cozinhá-los? Muitos vegetais, como abóbora ou tomates, podem ser assados para fazer molhos e sopas. Esse processo ainda é muito útil para preparar abobrinha, cenoura, berinjela, pimentão e até mesmo o brócolis, que pode ser temperado com alho e ervas. E se você colocá-los em um único recipiente, ainda ganha tempo cozinhando todos eles de uma vez.
Seja criativo ao usar o forno! Ele pode ajudá-lo a preparar muito mais do que pães, bolos ou assar uma carne. Explore as funções do aparelho e ouse no preparo de receitas. Por exemplo, a função grill é excelente para dourar e gratinar os seus pratos, algo que você pode fazer no preparo de carne, frango, batatas e peixes.
Por falar em criatividade, não tenha receio em também reaproveitar os alimentos que estão perdidos na sua geladeira ou armário. Sabe aquelas primeiras e últimas fatias de pão de forma, que ninguém tem vontade de comer? Use-as para preparar um delicioso croutons para o seu lanche da tarde ou café da manhã. Outra alternativa é misturar o arroz cozido do dia anterior com alguns ingredientes e preparar um arroz de forno prático.